terça-feira, 8 de junho de 2010

Canastra

A canastra, que no Brasil é também chamada de Tranca, é um jogo de cartas para dois a quatro jogadores (quatro jogadores jogam a pares). É jogado com 2 baralhos e 4 jokers. O seu objectivo é fazer canastras (sete ou mais cartas iguais, como por exemplo 7 quatros), ganhando pontos e acabando as cartas que se têm na mão. O jogo vai-se repetindo até que um dos jogadores (ou pares) alcance o número de pontos acordado, geralmente 3000 ou 5000 pontos.
As regras gerais do jogo são semelhantes ao buraco, com exceção das citadas abaixo:

obs: Ternos refere-se a carta número 3, duke refere-se a carta número dois, que no buraco chama-se coringa.

  • Os ternos vermelhos são flores, com o valor de cem pontos cada; o conjunto das quatro flores é designado por bouquet e vale oitocentos pontos.
  • Os ternos pretos são trevos; têm valor nulo no monte (não podem ser recolhidos), mas em fim de jogo valem cinco pontos a acrescentar ou a descontar.
  • Os bestes (duques - vinte pontos) ou os bestões (jokers - cinquenta pontos) podem travar o monte, isto é, só se pode ir buscar o monte com um par de cartas na mão.
  • No final da mão, se não se tiver fechado pelo menos uma canasta desconta-se tudo, o que se tem na mão e o que se abriu na mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário